E ele entende perfeitamente essa relação, só não decidiu ainda o que quer ser. Pede chupeta e fralda o dia todo, eu digo que ele não precisa, que é moção... ele discorda veementemente, dizendo com a voz mais linda deste mundo:”não! Neném!”. Já quando consegue desempenhar uma tarefa de maior dificuldade, como subir escadas ou comer sozinho, ele mesmo se parabeniza se autoafirmando moção. Logo em seguida completa: “indo!”.
Cada vez ficam mais frequentes aquelas cenas que marcam, nesses momentos o sonho de consumo seria ter uma câmera à mão...Mas fica tudo registrado no coração de mãe, e a mamãe babona sai compartilhando com todo mundo...
Cena 1: Caio corre na cozinha, rouba uma maçã na fruteira e vai para o quarto. Instantes depois fui encontra-lo escondido debaixo da cama, mordendo a maçã. Até agora fico me perguntando porque ele se escondeu, porque não pediu...quem sabe algum dia ele me conte?
Cena 2: Fomos à praia e papai não foi pois ia trabalhar. Caio, que é fã do papai, na ausência deste, grudou na mamãe. Ele compensou todas as aulas do curso “fale mamãe” que ministrei a ele por meses há fio há algum tempo atrás... Dizia tanto “mamãe”, “a minha mamãe”, “mamãe ti amo”, “mamãe adádi”, mamãe, mamãe e mais mamãe... que cheguei a cansar! Abaixei, olhei ele nos olhos e disse: “Filho, para um pouco de falar mamãe!” . Assim que me levantei ele passou a repetir sem parar: “Daíne! Daíne! Daíne!”. Que obediência e estratégia genial, não?
Cena 3: Ainda na praia, domingo pela manhã... crianças prontas para irem à praia, e os adultos ainda se arrumando. Os priminhos Caio, Gigi e Alice, impacientes e ansiosos, resolveram agir: cada um pegou o seu baldinho de areia e foram andando juntinhos, lado a lado, sozinhos, e dizendo”páia! Páia!” Ah essa foi demais, tive de chamar todo o pessoal para presenciar a cena. Felizmente os pequenos foram barrados no portão do condomínio, sãos e salvos.
Caio gostou tanto da praia que ainda me lamento por morararmos longe dela... Uma semana depois ele ainda diz todos os dias: “Na páia! A onda...o sol...a aieia...o mar!” Aaain que saudades da praia!