Meu Filho não é apenas um bebê. Juro. Suspeito ser ele a doçura, em pessoa! Um sorriso em forma de criança... Talvez um baú pequenino repleto de encantos... Ou até mesmo um raiozinho que escapuliu do sol e veio parar aqui, na minha vida!
Ele não é uma simples pessoa, confesso...É um serzinho sublime, muito pequeno, dependente. Eu acho... Mas dentro dele cabe a maior felicidade do mundo! Temo algum dia eu explodir, de tanto orgulho. Ou morrer, de tanto amor!
(Por Daline Carla)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quanta Reflexão causa o simples Feijão!

Dieta nunca é legal. Dieta para emagrecer ou engordar (ah essa última eu confesso que adoraria), dieta por conta de alergia, de diabetes, pressão alta e o escambal, maltratam a gente. Privam de um dos maiores prazeres da vida: o de comer com liberdade, comer o que quiser, o que tiver vontade. Vão além disso: prejudicam o convívio social, isolam, criam restrições que vão além do ato de alimentar-se. Temo que criem consequências a longo prazo, que mudem a forma que um individuozinho tem de encarar a comida.  Mas de uma coisa não há dúvidas: dieta em criança é bem pior... e, dieta em criança que, só por um acaso, é seu filho, é golpe baixo! É tortura, é desgastante, é incerto. É revoltante. "Mamãe, qué! dá!". E daí as palavras somem... comé que vou explicar pro coisinha fofa, apenas um bebê grandinho (ou um menino pequenino) que não pode isso, não pode aquilo? E porque o amiguinho ao lado está comendo?

Ah cansei. To pedindo para sair. Abandono o barco mesmo, bota aí no piloto automático. Jogo a toalha, o próximo da fila que a recolha. Quero mais brincar disso não.

Pausa para respirar.

Báh! Lembro-me que não posso me dar o luxo de desistir...Estamos falando de um serzinho completamente dependente de mim, dos meus cuidados, do meu esforço. Preciso lutar pelo bem estar dele, eu sou a maior interessada na saúde dele porque depois que não dorme sou eu porque ele ainda não pode se decidir por si só.

Mas é tentador apressar as coisas, nem que seja só um cabelinho... Arrancar a alergia na marra, ou simplesmente ignora-la... fingir que não vejo... se funciona com a birra, quem sabe funcione com sintomas e reações? Huum... mais tentador que brigadeiro de panela. Depois que Caio dormir, é claro.

Tudo caminhando por aqui, com muitos progressos, sempre...  (e cê ta reclamando de quê, muié?). Já temos no cardápio: arroz, carne, frango, batata, mandioquinha, abobrinha, abóbora, cenoura, "árvre" - ops, brócolis -, maçã, banana, pêra, mamão, goiaba, laranja, amido de milho. Hum já dá pra fazer um banquete né? Mas ainda não dá pra fazer uma feijoada. Então não sossego.

Faltou um tiquin de coragem para a feijoada, então resolvi começar pelo caldinho de feijão mesmo. O carioca, que na verdade são os paulistas quem adoram - hehe. Primeira tentativa: Caiozito adorou comer um papá igualzinho ao do papai. Mas algum tempinho depois já vomitou. Mêda! Parei. No outro dia ele amanheceu gripado e a louca da mãe ainda ficou feliz: Rá! então o vômito pode ter sido por conta da gripe!

Esperei a gripe passar... gripei junto só por companheirismo...e agora o papai tb, afinal, somos uma família unida. Já curado (só o Caio, pois os outros ainda não se sabe se sobreviverão...), dei o famoso de novo. Diarreia. Outra vez. Mais uma. E mais uma. Êpa êpa êpa! Agora pode maisena (com "s" pois a marca ainda não me acertou o patrocínio). Lá vamos nós, unir o mingau ao esquadrão constipante da maçã e arroz, e, enfim, diarreia controlada. Deixou uma assadura de lembrança que não sára por nada. E tem uns barulhinhos no pulmãozin dele só para me irritar. Não ligo. To firme no meu propósito de ignorar. Enxergar é para os fracos. E hoje o cardápio do almoço foi...advinhem? arroz, carne, mandioquinha, uma "arvorezinha" só (pra não dar diarreia) e ele, o caldo de feijão! E a mamãe aqui torcendo para não ser reação, no máximo uma adaptaçãozinha mais pentelha...e ansiando que o conselho tutelar não bata à minha porta.

Por todos os lados sou incentivada a ignorar... fazer vista grossa... empurrar na marra. Caio precisa comer de tudo, já não dá mais para engana-lo com barrinha de arroz caramelizado okoshi - livre de traços. Ele escolhe o que quer, insiste, bate o pé, faz chantagem emocional (mentirinha, isso ainda não).

Seria ótimo ir nessa onda...e ficar livres de dieta... mas o restinho da droga de consciência materna que me sobra fica aqui martelando... me avisando que vai me acusar caso ele venha a ter alguma consequência no futuro...algum dano no intestino, algum retrocesso na dieta depois de saber o que é bom, algumas infecções de repetição, uso prologado de medicações, alguma unha encravada, espinha no nariz... um arranhãozinho que seja. Vai ser tudo culpa minha, que tive pressa de terminar a dieta alheia. Eita consciência (também chamada de energia negativa) que escraviza as mãezinhas!

Pobrezinha de mim, cujo filho único não pode nem comer feijoada.

Ah, só para constar, o que já deu errado nos testes, mas nem por isso sairam da lista de pretenções, estão apenas em stand by: beterraba, coco, uva, manga, trigo. Além do leite e soja, é claro, e alguns que esqueci de propósito . E nunca comeu ovo, oleoginosas, carne de porco, pimenta (cêmijura?) e etc.

Ao perguntar pela enésima vez à médica quando seria o teste do leite, fui informada que será quando ele completar dois anos (em março). Mas to planejando para janeiro... Segredo. Conta pra ninguém. É que preciso ter certeza se reage, antes de ter de entrar com ação judicial para garantir o direito de um marmanjo continuar tomando seu tetê depois que completar seus infinitos 2 anos de idade! Eeeeita Brasil!

Ps. 1: Não tá muito inspirado esse meu post né... to precisando de ainda mais orações! Please!

Ps. 2: Sem fotinhas hoje, to muito braba.

Ps. 3: Reclama não, já avisei no título que eram MUITAS reflexões.


3 comentários:

  1. tudo isso q Caio tem passado tem servidos para conhecermos uma excelente escritora, logo logo o motivo de saborearmos este seu lado será a vitória de Caio comer de tudo.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre muito bem escrito...continua Dali...Logo, logo o Caio poderá feijoada!

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga como você consegue expressar muito bem seus sentimentos. Consegue transmitir de uma forma que transcende sabe.
    "Você tem que lutar e acreditar que a vitória chegará e que Jesus é o teu escudo!"

    ResponderExcluir