Meu Filho não é apenas um bebê. Juro. Suspeito ser ele a doçura, em pessoa! Um sorriso em forma de criança... Talvez um baú pequenino repleto de encantos... Ou até mesmo um raiozinho que escapuliu do sol e veio parar aqui, na minha vida!
Ele não é uma simples pessoa, confesso...É um serzinho sublime, muito pequeno, dependente. Eu acho... Mas dentro dele cabe a maior felicidade do mundo! Temo algum dia eu explodir, de tanto orgulho. Ou morrer, de tanto amor!
(Por Daline Carla)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Caio e a alergia alimentar...

Ainda na maternidade, poucas horas após nascer, trouxeram-me Caio para que eu amamentasse. Ele recusou o peito, nem chegou a mamar meu LM quando vomitou pela primeira vez. Só então descobri: deram Nan ao meu filho! Embora eu não soubesse dos riscos que essa exposição tão precoce ao leite de vaca oferecia, fiquei furiosa, pois queria amamentar. Horas depois Caio veio ao peito, mamou o colostro, eu já havia sido orientada de como proceder com a pega. Na madrugada seguinte, ainda na maternidade, Caio teve sua primeira crise de choro. Eu estava sem acompanhante, e as enfermeiras pouco souberam fazer para acalma-lo. Não queria peito, não acalmava no colo, chorava intensamente e sem consolo. Desesperador! Aquela coisinha pequena, magrinho, berrando com toda a força de seus pulmões... parecia que ia desfalecer de tanto chorar!

Após as 48 horas tivemos a alta. Nos primeiros dias Caio dormia bastante, mas o maior sufoco era a hora de amamentar. Sofri de hiperlactação e meu leite empedrou. Ele ficava nervoso e não conseguia mamar. Para não oferecer mamadeira, eu ordenhava LM e oferecia na colher,enquanto eu tentava desempedrar o leite com compressas quentes, banhos, massagens. Ufa! que sufoco! Essa tarefa sobrou até para minha sobrinha Alice, que tinha 2 meses e já sabia sugar mais forte, mamava alguns minutos em meu peito, tornando a tarefa mais fácil pra Caio rs. Foi uma luta para Caio aprender a mamar no peito! Ao sexto dia, nova crise de choro. 3 horas chorando sem parar.  Botamos bolsas de água morna na barriguinha, tentamos tylenol, exterogestação, música, banho, peito, chupeta, NADA! Fomos pela primeira vez ao hospital, na madrugada. E obtivemos o primeiro diagnóstico (entre muitos!) de cólica! (ao sexto dia, doutor???).

Logo começaram os vômitos. Intensos, frenquentes, a jato. Cianoses.

Aos 20 dias de vida contínuava nossa luta com crises de choro, idas diárias ao PS, uma infecção altíssima nos rins. A essa altura Caio já havia feito as pazes com o peito, aliás, começou a ficar pendurado...eram 4 horas seguidas pela manhã, meia hora de soneca ao meio dia, 4 horas seguidas de peito a tarde, 3 horas de choro ininterrupto ao anoitecer, madrugada dormia 40min, mamava 1h30... até as 5 da manhã, quando tinha uma nova crise de choro agudo. Diágnósticos sempre os mesmos: Cólica, NADA, fome... Numa das nossas idas ao PS, o choro era tanto que assustou todos os médicos, fizeram vários exames, e nada! Apavorada, a pediatra chegou a pedir para tirar líquido da espinha. Fugi do hospital!

Sempre estava cercada de familiares, cuidavam de mim, tentavam cuidar de Caio, cuidavam da minha casa e praticamente me davam comida na boca, pois não me sobrava tempo nem para escovar os dentes! Era amamentando e tentando consolar Caio tempo todo! Tive alergia ao hormônio da amamentação, fazia 40ºC e empolava toda sempre que Caio vinha ao peito. Virei um zumbi...achei que minha vida tivesse acabado. Achei que Caio tivesse algo de muito grave. Ou que talvez ele me odiasse...Porque ele grita tanto? E a família apitando no meu ouvido: "esse menino não pára de mamar e já sai do peito chorando, ele tem fome, dê-lhe mamadeira!" 

Diagnóstico de refluxo... remédios... a toa!

E Caio lá, mamando, vomitando, chorando, se contorcendo de cólicas. Médicos em nada nos ajudavam. Até que, aos 60 dias, ofereci uma mamadeira de Nan. Mamou tudo, e ofereci no dia seguinte, e no outro dia...até que, ao terceiro dia de Nan, evacuou com sangue. 

Nessa época minha prima Suzana estava na luta com a filha, Alice, 2 meses mais velha que Caio. Ela havia tido suspeita de APLV (Alergia a proteína do leite de vaca) e tomava uma fórmula especial, o alergomed. Essa minha prima vinha sempre me alertando sobre alergia a leite, que Caio pudesse ser alérgico e eu não poderia consumir nada com leite para poder amamenta-lo. Cheguei a tentar cortar leite de minha alimentação, mas não tudo, não o suficiente. E continuava consumindo soja, o que hoje sei ser um erro. No episódio do sangramento, a Suzana (que tem mais conhecimentos na área do que a maior parte dos médicos com quem já consultei!) deu o veredito: alergia a leite. Me doou 6 latas da fórmula que Alice usava. Hoje Alice toma leite ninho, tá linda e super bem, fora a luta contra a asma, que é um capítulo a parte.

Em meio ao desespero, falta de conhecimento, falta de competência médica e muitos transtornos, desmamei. Abruptamente! 

No mesmo dia que cessamos o LM (que tinha as proteinas do leite de vaca, por conta da minha dieta errada...) e introduzimos o alergomed, Caio parou de chorar! Acalmou! Ufa!

Fui ao posto de saúde já com diagnóstico fechado, convenci a pediatra, preencheu as papeladas para retirar a fórmula na farmácia do Governo (custava R$ 180 a lata e seriam necessárias 16 latas/mês). A partir de então, já vi uma luz no final do tunel. Embora continuasse com cólicas e vomitando intensamente, Caio tinha acalmado, e, afinal, ele só tinha 2 meses. Cólicas eram normais nessa fase!

E assim fomos levando até o 6º mês. Consegui acompanhamento com gastro, fomos aumentando o tratamento para refluxo cada vez mais, medidas posturais, remédios mais fortes. E Caio vomitava a quantidade exorbitante de 30x ao dia! 6 meses e ainda com cólicas intensas. Foi constatado que Caio tinha alergia também ao alergomed, foi então prescrito a fórmula aminomed. As cólicas cessaram, mas os vômitos continuaram. Apesar de tudo isso, meu fofo engordava como um touro!

Fomos introduzindo os sólidos e as cólicas foram voltando. Teve sua primeira pneumonia, internação, crises de bronquites, mais cianoses. Começamos a tratar com alergo. Foram 3 pneumonias ao total. Até que, aos 10 meses, Caio teve uma reação feia com diarreia a um biscoito com soja que comeu. Optamos pela exclusividade. Optei por mudar a marca do leite para neocate. Caio então ficou mamando neocate exclusivamente, sem comer nada, até depois de seu aniversário. 

Nesse período pude finalmente conhecer meu filho, meu anjinho. Melhorou até o humor, passou a dormir a noite toda, parou de vomitar, cessaram as cólicas. Começou a andar e a falar...A mudança foi perceptível para todos! Ah, hoje eu sei que ele me ama, sempre me amou, hehe.

Concluimos então que ele tinha alergia à alimentos também. Teve então o diagnóstico de Alergia a Multiproteínas. Como exames não são confiáveis para alergias em bebês (Existem as chamadas alergias IGE não mediadas, ou alergia celular), o único jeito de saber ao que ele reagia, seria introduzir os alimentos lentamente, um a um.

Batata... depois de 5 dias Mandioquinha... tudo ótimo! Mais 5 dias e demos cenoura. Voltou a vomitar muito. Opa! Tá aí o primeiro vilão. Suspende cenoura. Pêra cozida, banana cozida, precisa de proteína: frango! Voltaram cólicas, teve diarreias diariamente, vômitos. Puxa... mais um vilão! Suspende frango!

Assim estamos levando até os dias atuais. Dieta restritiva. As vezes tenho a impressão de que Caio só fica mesmo BEM quando está exclusivo. Mas ele precisa comer, vamos organismo de Caio, adapte-se! Acelere! Força!!!

Hoje estamos sem nenhum remédio para refluxo, e sem vômitos! Apenas bombinha para tratamento de asma e muuuuitos cuidados com a dieta. Existe vida além da alergia! Caio é um meninão (15 meses, 83cm, 11.600kg), feliz, muito esperto, não sente falta de nada. Guloseimas? nunca provou. E daí? não sente falta, tem alimentação saudável, e adora o neocate dele! Toma como se fosse leite condensado rs

O melhor de tudo é que temos a convicção de que tudo isso um dia passa. Previsão: antes dos 4 anos Caio come até feijoada! E Deus tem cuidado de nós, provido o leitinho de cada dia (neocate custa R$ 625,00 a lata, hoje consumimos 10 latas/mês, e nunca precisei comprar sequer uma lata! quando falta no governo, recebo doações de amigas queridas que conquistei nessa luta contra a alergia).

Só tenho a agradecer a Deus, por ter me confiado esse presente tão especial e ter nos auxiliado até hoje. Ao meu marido, que sempre manteve a calma, nunca se desesperou, enquanto Caio se acabava de chorar (e eu chorava junto) ele se mantinha calmo, ninava Caio, e sempre fazia a observação "do quanto a voz de Caio era bonita". Ao meu pai, que corre de médico em médico até os dias atuais, que ora, que cuida e ama Caio como se fosse filho dele. A minha mãe, que se pedir a guarda de Caio na justiça consegue imediatamente (preciso dizer mais alguma coisa?). A minha irmã Dani, que sempre me lembra que nada é tão ruim assim. A minha prima Suzana, médica mais confiável nesse tratamento do Caio. A minha tia Bete, que largou seu lar várias noites para vir tentar consolar Caio, deu-lhe os primeiros banhos, cuidou do umbiguinho. À Família que me apoia. Aos amigos que me acham louca e pensam que acho divertido fazem dieta no filho que me defendem. Aos queridos irmãos de minha igreja, que nos sustentam com suas orações. E às minhas amigas companheiras de luta da APLV, por compartilharem cada conquista e cada fracasso comigo, me ensinarem, me apoiarem, me incentivarem a ser doida, neurótica, pirada mesmo! Vale tudo para cuidar de um filho!

bjs tchau!


5 comentários:

  1. Linda tragetória,mesmo com muitos per-causos,e muito linda,mãe que luta e supera....tenha certeza que a vitoria esta próxima...ja passei por isso 3 vezes e a maior alegria ainda esta por vir..qndo ele te pedir uma bala ou um salgadinho e vc simplesmente entregar com um sorriso no rosto.....jutas contra APLV

    ResponderExcluir
  2. Daline.... o Blog ficou lindo!!!!
    Parabéns!
    Beijinhos p vc e pro Caio.

    Flá B.
    Mãe do Davi

    ResponderExcluir
  3. Daline ficou otimo !!!!!!!!!!! um dia chego lá rsrsrsrr mas ate lá entra no meu também .... grazielle-deda.blogspot.com.... bjus

    ResponderExcluir
  4. Dali, o blog ficou lindo sim, e vc é uma super mãe, sempre me disseram tb que eu era superprotetora e tudo o mais, mas não me arrependo pelos cuidados, posso garantir que ninguém morre por excesso de amor e cuidado, e pra provar ai estão meus filhos, lindos e um grande orgulho pra mim, pode ter certeza que tdo isso vale a pena, o amor que a gte dedica a eles não é pesado pra nós mães. pelo contrário, o amor alivia, conforta, da forças pra lutar e vencer, digo isso por experiencia própria, parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. É amiga, um pouco de loucura não faz mal a ninguém! E se for louca de amor pelo filho a ponto de negar comida a ele então...kkkkkkk Eu que o diga! Eu só tenho a te agradecer por ter entrado na minha vida, por ter me permitido ficar angustiada junto e por vocês. Desculpa se as vezes fui um pouco chata ou brigona com você, mas foi por amor a você e ao Caio. Tenho só um desejo agora, um dia poder te dar um abraço forte e encher o Caio de beijos.
    Essa amizade virtual é muito chata nesse sentido, essa falta de dar abraços, colo e carinho, são terríveis! kkk
    Amiga, saiba que Caio não poderia ter mãe melhor! Mãe que briga para tentar um novo médico, mãe que se faz de louca porque deixa o filho exclusivo, mãe que acorda a noite toda com medo do filho engasgar, mãe que ama e que cuida, que tira fotos e faz montagens lindas! Mãe que pára tudo para criar um blog lindo como esse só para registrar o dia e o amor por seu filho!
    Parabéns!
    Adoro vocês! Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir